A prefeitura de Rolante, no Vale do Paranhana, está restringindo os acessos ao município em razão da pandemia de coronavírus. Desde segunda-feira (23), quando o decreto municipal entrou em vigor, veículos só podem entrar e sair da cidade pela RS-239.
Os acessos ao município pelas localidades Morro da Figueira, Estrada Velha, Fazenda Passos e Açoita Cavalo estão bloqueados. Para algumas regiões, a interrupção vai implicar em um aumento de trajeto de até cinco quilômetros.
Segundo o prefeito Regis Zimmer, o transtorno é inevitável, mas visa garantir uma circulação menor de veículos pelo município. O gestor garantiu, no entanto, que ninguém está impedido de entrar ou sair da cidade.
— Realmente vai ter que andar mais. Óbvio que isso causa algum transtorno. Estamos fazendo a orientação para que as pessoas fiquem em casa. Tem muita gente que tem sítios na região e quer fazer a quarentena aqui. Estamos apenas orientando as pessoas, mas sem impedir o acesso — disse.
Nos acessos bloqueados, placas, cartazes, fitas e saibro foram colocados, indicando aos motoristas o trajeto a ser feito. Na RS-239, os Bombeiros Voluntários de Rolante orientam condutores que entram e saem da cidade.
GaúchaZH aguarda posicionamento da Procuradoria-Geral do Estado e da Secretaria de Transportes sobre a ação, já que decreto do governo do Estado impede o bloqueio de vias estaduais.