Subiu para 42 o número de municípios que decretaram situação de emergência devido à estiagem no Rio Grande do Sul. Conforme boletim divulgado pela Defesa Civil nesta terça-feira (14), os últimos decretos foram formalizados nas cidades de Itatiba do Sul, Paraí, Muitos Capões, Estrela Velha, Nova Palma, Santa Tereza, São Jerônimo, São Lourenço do Sul, Segredo e Candelária.
A iniciativa das prefeituras visa a facilitar o recebimento de recursos e, assim, amenizar os problemas dos agricultores, ajudando também na renegociação de dívidas. Ainda falta o reconhecimento da situação pelo Estado e a homologação, parte que costuma demorar mais no processo e que depende do governo federal.
Além dessas, outras 12 prefeituras relataram prejuízos ao Estado, mas ainda não formalizaram o pedido de apoio emergencial.
A seca no RS, que atinge o Estado desde o final de 2019, é considerada a mais severa desde 2012. Somente em Santa Cruz do Sul e Venâncio Aires, o prejuízo é estimado em mais de R$ 100 milhões. Na Serra Gaúcha, a quebra na safra da uva pode chegar a 30%.
Cidades que decretaram situação de emergência
- Chuvisca
- Cerro Grande do Sul
- Sertão Santana
- Barão do Triunfo
- Camaquã
- Mato Leitão
- Encruzilhada do Sul
- Mariana Pimentel
- Pantano Grande
- Sinimbu
- Venâncio Aires
- Amaral Ferrador
- Cerro Branco
- Cristal
- Passo do Sobrado
- Ponte Preta
- Progresso
- Santa Cruz do Sul
- Boqueirão do Leão
- Dom Feliciano
- Vale do Sol
- Vale Verde
- São Gabriel
- Lagoão
- Canguçu
- Agudo
- Sobradinho
- Arroio do Meio
- Cachoeira do Sul
- Gramado Xavier
- Rio Pardo
- Herveiras
- São Jerônimo
- São Lourenço do Sul
- Segredo
- Candelária
- Itatiba do Sul
- Paraí
- Muitos Capões
- Estrela Velha
- Nova Palma
- Santa Tereza