O número de clientes sem energia elétrica em função da chuva no Rio Grande do Sul é de 139,8 mil no final da manhã desta quinta-feira (31). Na área de concessão da RGE, o número chegou a 170 mil pontos sem luz, segundo balanço divulgado pouco depois das 8h. Às 15h, a companhia divulgou que o número havia caído para 95 mil.
Segundo a empresa, as regiões mais afetadas pelos recentes temporais foram Planalto Médio, Serra e Campos de Cima da Serra.
Já na área sob responsabilidade da CEEE, conforme novo levantamento divulgado às 11h, são 44,8 mil clientes afetados. De acordo com a empresa, há problemas em pontos das regiões da Campanha, Centro-Sul e no sul do Estado.
Na madrugada, o Rio Grande do Sul registrou vento de até 130 km/h, na cidade de Lagoa Vermelha, no Norte, de acordo com a Somar Meteorologia. Conforme o Corpo de Bombeiros local, pelo menos seis árvores caíram, casas foram destelhadas e grande parte da cidade está sem energia elétrica.
Em Santa Rosa, no noroeste do Estado, uma forte ventania atingiu a cidade por volta das 5h. Os bombeiros receberam chamados devido a casas destelhadas nos bairros Planalto e Auxiliadora. Ainda não há um balanço de quantos imóveis foram atingidos no município.
De acordo com o último balanço da Defesa Civil estadual, divulgado na noite de quarta-feira (30), o Rio Grande do Sul tem 27 cidades com registro de estragos por causa do mau tempo que atinge a região desde terça-feira (29).