A obra de restauro no Theatro Sete de Abril, em Pelotas, no sul do Estado, iniciou nesta quarta-feira (25). A expectativa é de que a obra seja finalizada em 18 meses.
A Construtora Biapó Ltda foi vencedora do edital de licitação e é a empresa que vai realizar todo o reparo. Os trabalhos iniciaram com a colocação de tapumes na fachada e montagem dos canteiros de obra. Em um segundo momento, serão contratados especialistas em técnicas de restauro.
O Sete de Abril foi construído em 1833 e foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) na década de 70. A reforma é aguardada desde 2014, mas o prédio está fechado desde 2010 por causa de problemas estruturais no telhado, que já foram reparados.
Esta primeira etapa inclui a construção dos reservatórios de incêndio e de anexo em que ficará a subestação de energia. O restauro compreende ainda paredes, forros e pisos. Esta parte do trabalho custará cerca de R$ 6 milhões.
O investimento chega pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Cidades Históricas. Uma nova licitação será feita para a compra de mobiliário e equipamentos e está orçada em R$ 7,2 milhões.