Em um comunicado da Vale publicado nesta segunda-feira (29) em jornais impressos de grande circulação no país, a mineradora anunciou a criação da Diretoria Especial de Reparação e Desenvolvimento. Baseada em Brumadinho (MG), ela será subordinada diretamente à presidência da mineradora.
A nova diretoria foi criada para dar continuidade e agilidade à execução de ações de reparação dos danos causados na tragédia ocorrida em 25 de janeiro com rompimento de uma barragem da mineradora Vale. Segundo os dados mais recentes da Defesa Civil de Minas Gerais, 232 pessoas morreram e outras 40 estão desaparecidas.
No anúncio, a mineradora também listou ações que já foram adotadas, tais como as doações emergenciais às famílias dos mortos e às pessoas que tiveram negócios impactados, a compensação financeira a municípios afetados e a realização de obras para restabelecer a rotina das comunidades.
"Reiteramos nosso compromisso de reparação e desenvolvimento de Brumadinho e região com transparência, respeito e trabalho", diz o texto anunciado.
Na semana passada, o município de Mário Campos, vizinho à Brumadinho, assinou acordo com a Vale que prevê apoio emergencial aos serviços públicos de assistência social, saúde, fomento à agricultura e limpeza urbana.
Entre as medidas elencadas, está a contratação temporária de profissionais para atuar nas áreas de saúde e atendimento psicossocial, além da locação de veículos e fornecimento de combustível para transporte das equipes. Também será colocado em prática, por uma empresa terceirizada, um plano de comunicação para promoção da agricultura na cidade e região.