Uma menina de 10 anos foi atropelada em frente ao colégio Sinodal, na avenida Doutor Mário Sperb, bairro Morro do Espelho, em São Leopoldo, na manhã desta segunda-feira (1). O acidente foi no horário de entrada dos alunos, por volta das 7h15min.
O acidente foi flagrado por imagens de câmeras de segurança. Havia muito movimento de carros e pessoas no momento do atropelamento. Um veículo ocupava parte da faixa de segurança em frente à escola, aguardando para fazer conversão à esquerda, quando a criança, que é estudante da escola e vestia uniforme, atravessou a pista e foi atingida por um Ford Ka preto, que vinha em baixa velocidade pelo sentido contrário. O motorista, de 21 anos, parou para prestar socorro. A menina foi levada ao hospital e não corre risco.
O motorista foi levado para a delegacia. Ele não tem carteira de habilitação e foi autuado também por lesão corporal culposa (sem intenção). O delegado Rogério Baggio diz que, por ser uma pena pequena, a lei não prevê a prisão em flagrante.
— Eu entendi que foi uma lesão culposa, porque é uma região de escola e muita circulação de crianças. Embora a menina estivesse atravessando na faixa de segurança, parte do carro já havia cruzado — explica o delegado.
Em nota, o Colégio Sinodal informa que já faz anos que solicita à prefeitura de São Leopoldo providências para a atuação de "azulzinhos", sobretudo, na hora das chegadas e saídas dos alunos. "Esse atendimento nós já tínhamos, mas há alguns anos isso não vem mais ocorrendo. Ao mesmo tempo, solicitamos a instalação de um semáforo na confluência das Avenidas Dr. Mário Sperb e Wilhelm Rotermund. Porém, até hoje esse benefício não nos foi alcançado", destaca o texto.
A nota, assinada pelo diretor Ivan Renner, ainda salienta que já foram colocados seguranças privados na parte externa, como também câmeras zoom para acompanhar melhor o movimento em torno da escola. "Vamos retomar os contatos com o poder público e solicitar a revitalização das placas de trânsito, faixas de segurança e a presença da Guarda Civil Municipal todos os dias, sobretudo, nos horários de pico", finaliza.