A Polícia Civil irá doar 11 bicicletas para a Apae de Cachoeira do Sul no mês de abril. São produtos de apreensões feitas pela polícia há cerca de 10 anos.
Conforme o Delegado João Gabriel Pes, o material estava no depósito da delegacia desde os anos 2008 a 2014, e já não tinha mais documentação referente a qual ocorrência se tratava. Por isso, é mais difícil de identificar os donos.
As bicicletas estão em estado bom ou regular, provavelmente precisando de manutenções simples como calibrar os pneus e testar os freios. Mas elas não chegam a ser inutilizáveis. O delegado Pes explica que os profissionais foram até o depósito para conferir o que tinha lá e, então, encontraram as bicicletas naquela situação.
Foi para dar um destino positivo e desocupar espaço do depósito que o delegado buscou, através da justiça, a doação do material. As bicicletas ficarão, por um mês, para que os antigos donos recuperarem antes de que sejam definitivamente entregues para a Apae. A partir disso, a entidade deve acionar um mecânico para fazer os consertos necessários e, depois, decide se irá adaptar as bicicletas para os alunos ou fazer um leilão para arrecadar dinheiro.
Os interessados em reaver as bicicletas têm de ir até a delegacia, portando o registro da ocorrência e mais algum documento que comprove a posse. Conforme o delegado, até uma fotografia pode ajudar. Na metade de abril, as bicicletas que não foram devolvidas aos donos serão repassadas para a APAE do município.