Passageiros do transporte coletivo de Caxias do Sul podem participar, nesta terça-feira (6) da 9º edição da consulta popular a respeito da qualidade do serviço. A pesquisa será realizada entre 13h e 19h em cerca de 50 pontos de ônibus. A maior parte das entrevistas, no entanto, vai ocorrer nas estações de transbordo Floresta e Imigrante e nos paradões da Rua Bento Gonçalves e do Ópera.
De acordo com Cassiano Fontana, presidente da Associação dos Usuários do Transporte Coletivo de Caxias do Sul (Assutran), organizadora da pesquisa, a intenção era consultar a população a respeito da nova concessão do serviço, prevista para 2020. Ao longo do ano, a entidade realizou várias audiências públicas para debater o assunto.
O município, porém, não enviou à Câmara de Vereadores projeto de lei nem esboço do edital com as mudanças previstas. Por causa disso, a entidade optou por consultar a população sobre itens como segurança, limpeza, tabela de horários, fundo de transporte coletivo e demora no encaminhamento à Câmara do projeto de lei relativo ao novo contrato para o serviço, entre outros.
A previsão é que o resultado da consulta seja divulgado no dia 20 de novembro. O relatório com a opinião dos passageiros será encaminhado ao município e também para entidades não ligadas ao poder público, como a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).