A Defesa Civil está em alerta no sul do Estado devido às fortes chuvas que atingem a região desde a semana passada. O acumulado do período é de 109 milímetros, de acordo com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), que realiza o acompanhamento a partir de um radar instalado no Arroio Pelotas.
Segundo a Defesa Civil, algumas famílias precisaram ser removidas em Pelotas, de residências localizadas na Estrada do Engenho e na Vila Farroupilha. A Secretaria de Serviços Urbanos e Infraestrutura (SSUI) ajuda na operação e avalia outras regiões do município.
A ponte na divisa de Pelotas com São Lourenço do Sul foi comprometida com a chuva. A via de entrada para o Pontal da Barra na Praia do Laranjal existe registro de alagamentos e está recebendo reparos de trabalhadores do Serviço Autônomo de Saneamento de Pelotas (SANEP).
Em Pedras Altas, o acesso à cidade está prejudicado com a interrupção de estradas e danos na área rural. O município precisou suspender as aulas temporariamente em função dos alagamentos.
A Defesa Civil segue monitorando a situação dos municípios na região. Quem precisar de ajuda do órgão ou de informações deve ligar para o número 199.