Dos 10 programas escolhidos pela região para constar na votação da Consulta Popular, o Conselho Regional de Desenvolvimento (Corede) da Serra indica seis como prioritários. As três demandas no eixo do desenvolvimento econômico contemplam a infraestrutura rural, o turismo e os Arranjos Produtivos Locais (APL). Já no eixo social, estão obras na área da saúde, incluindo hospitais e unidades básicas de saúde; reaparelhamento na segurança pública; e a compra de um veículo para o Programa da Família.
Além disso, as outras opções são apoio a incubadoras tecnológicas, implantação de espaços pedagógicos que favoreçam a aprendizagem, a expansão e fortalecimento do controle social no Estado e o apoio aos distritos industriais nos municípios. O Corede Serra abrange 32 municípios. No total, são R$ 2,9 milhões destinados pelo Governo do Estado para os projetos dessa região. As cinco propostas mais votadas vão receber recursos.
A escolha será nos dias 26, 27 e 28 de junho, com votação no site participa.rs.gov.br ou presencialmente nos Coredes. Outra possibilidade é encaminhar uma mensagem de texto pelo celular para o número 27902 nos dias 26 e 27 de junho. Para isso, é preciso escrever a RSVOTO#(Nº do título de eleitor)#(Nº do programa, de 1 a 10). Para votar, é preciso ter domicílio eleitoral no Rio Grande do Sul.