A vacinação para crianças com até 10 anos e pessoas com mais de 50 anos começou nesta segunda-feira (11) nos postos de saúde de Caxias do Sul. A medida foi tomada após orientação da Secretaria Estadual da Saúde, que verificou uma concentração de casos nessas faixas etárias.
A campanha de vacinação segue até a próxima sexta-feira (15), com o objetivo de imunizar 90% dos grupos prioritários. Até a última quinta-feira (7), data do levantamento mais recente em Caxias, 72% da população alvo tinha sido imunizada. Isso significa 85 mil doses aplicadas. No município, a projeção é vacinar 115 mil pessoas.
A coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Juliana Argenta Calloni, considera o percentual de cobertura baixo. Segundo ela, essa é uma tendência em anos com poucos casos graves de gripe ou sem mortes causadas pela doença. Em 2018, segundo a Secretaria da Saúde, 21 pacientes foram hospitalizados em Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs) em Caxias com Síndrome Respiratória Aguda Grave. Dois casos foram por Influenza A H3 (gripe sazonal), um por influenza H1N1 e seis por Vírus Sincicial Respiratório (VSR). Outros seis casos aguardam confirmação de exames.
Além das novas faixas etárias, podem receber a vacina gratuitamente crianças de seis meses a cinco anos, pessoas com 60 anos ou mais, gestantes, mulheres que deram à luz há até 45 dias, trabalhadores da área da saúde, indígenas, pessoas com doenças crônicas (que devem apresentar prescrição médica) e professores.