A manhã deste sábado, primeiro dia da 139ª Romaria de Caravaggio, levou pelo menos 60 mil fiéis ao santuário situado em Farroupilha, segundo estimativa da Brigada Militar. Vindos de diversas cidades desde a madrugada, os peregrinos encheram a esplanada em frente ao templo, principalmente na missa campal das 10h30min, celebrada pelo bispo diocesano de Caxias do Sul, Dom Alessandro Ruffinoni e animada por jovens que participam da 5ª Romaria da Juventude.
— As bem-aventuranças são a carteira de identidade do cristão —_ disse dom Alessandro durante a homilia da missa campal.
Leia mais:
Movimento é intenso ao Santuário de Caravaggio, em Farroupilha
Faça um tour 360° pelo Santuário de Caravaggio, em Farroupilha
Vai a Caravaggio a pé, de ônibus ou carro? Veja serviços de trânsito da romaria de Farroupilha
O bispo também lembrou que a romaria ocorre em "um cenário de tumulto na sociedade, semelhante ao ambiente de guerra e dificuldades em que Nossa Senhora apareceu para Joaneta", e pediu que a santa traga paz ao Brasil.
As próximas missas serão celebradas às 12h, 13h, 15h, 16h e 17h. Ao fim de cada celebração, será dada a tradicional bênção dos objetos, das crianças e da saúde. Às 14h, haverá a récita do terço, procissão e bênção com o Santíssimo Sacramento. Às 18h, ocorre a Hora Mariana.
A romaria prossegue durante todo o dia e também no domingo. Apenas de Caxias do Sul, a expectativa é de que 100 mil romeiros visitem o santuário no final de semana.
Leia também:
"Cada aumento quem mais sente é o povo brasileiro", diz UAB em nota sobre a greve
Se greve terminasse hoje, abastecimento de combustíveis demoraria até quatro dias para voltar ao normal em Caxias
Em apoio à greve dos caminhoneiros, agricultores protestam na praça central de Caxias do Sul