Empresas de transporte rodoviário que operam linhas metropolitanas na Serra vão reduzir as operações ao longo desta quinta-feira (24) em horários fora de pico. A intenção é utilizar a tabela de sábado. A medida é para economizar combustível e segue orientação da Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional (Metroplan), responsável pela fiscalização do serviço para curtas distâncias.
De acordo com Eduardo Michelin, diretor da São Marcos, o estoque de combustível da empresa está na reserva. Já as empresas Ozelame e Expresso Caxiense estão abastecendo os veículos em postos de combustível para preservar o estoque.
No caso da Ozelame existe ainda a preocupação com o atendimento durante a romaria de Nossa Senhora de Caravaggio. Caso a situação não se resolva até sábado (26), existe o risco de faltar combustível para parte dos ônibus. Apesar da interrupção na distribuição de combustível, a Caxiense segue com horários normais entre Caxias e Porto Alegre.
Já o aeroporto de Caxias tem querosene de aviação suficiente para abastecer aeronaves até domingo (27), se a demanda não sofrer alterações. Os voos, porém, podem ser prejudicados pela falta de combustível em outros aeroportos do país. Caso as companhias aéreas resolvam aproveitar o estoque do terminal e abastecer todos os aviões na cidade, as reservas podem terminar sábado. Até lá, segundo o diretor Maurício D'Avila, o abastecimento está garantido.
Nos transportes urbanos, também há alteração de atendimento. Conforme o diretor da Bento Transportes, que opera o trabsporte coletivo urbano nas cidades de Bento Gonçalves e Farroupilha, há redução de horários. Nas cidades, no entanto, estão mantidos os horários durante o pico do movimento - entre 6h e 8h30min e das 17h às 19h30min, isso para esta quinta-feira (24) e sexta-feira (25). Conforme o diretor da empresa Bento, Jatir Toniollo, a restrição para Farroupilha é para garantir combustível para fazer o transporte dos devotos de Farroupilha para o santuário de Nossa Senhora de Caravaggio, já que esse é o final de semana da romaria.
A Transportes Santo Antônio, outra empresa que atende ao transporte urbano de Bento não tinha restrições até o final da manhã desta quinta-feira.
Em Carlos Barbosa, o transporte coletivo urbano está suspenso.
No transporte urbano de Caxias, a prefeitura informou no início da tarde desta quinta que o transporte coletivo urbano passará a operar com metade da frota.
Coleta de lixo
Em Caxias do Sul, a Codeca, responsável pela coleta do lixo está com dificuldade de realizar o serviço em bairro onde há pontos de manifestação, principalmente no bairro Forqueta. Até o final da manhã desta quinta-feira, a companhia tinha combustível suficiente para mais três dias.
Em Bento Gonçalves e Veranópolis, a Transportes RN Freitas, empresa responsável pela coleta e transporte do lixo, segue com o serviço sem alteração para a população. Porém, há dificuldade de levar os resíduos ao aterro sanitário no município de Minas do Leão. Conforme o gerente, Everton de Fraga, nesta quinta, foi possível liberar o terreno do transbordo em Bento porque os resíduos foram levados para um aterro em São Leopoldo. Assim, o transbordo pode seguir recebendo resíduos até sábado (26). Em Veranópolis, o transbordo tem capacidade para receber material até segunda-feira (28). Ainda há quatro caminhões da empresa retidos na BR-290.
Em Farroupilha, a Ecofar não fará a coleta do lixo nesta sexta-feira (25). A partir de sábado (26), o serviço será retomado, mas podem haver restrições conforme a quantidade de combustível disponível. Conforme o diretor-presidente da Ecofar, Flavio Lopes, a paralisação nesta sexta da empresa também é em adesão ao movimento da Federação das Associações dos Municípios do Rio Grande do Sul (FAMURS) em apoio à greve dos caminhoneiros nesta sexta.
Também em Farroupilha, a secretaria municipal de Educação afirmou que devido à paralisação dos caminhoneiros, o transporte escolar dos estudantes está garantido somente até esta sexta-feira.