O Comando Militar do Sul informou que quatro corredores rodoviários, para permitir que os caminhoneiros que não aderiram à greve circulem em segurança, serão montados em rodovias do Rio Grande do Sul. As primeiras estradas onde devem ser adotadas as medidas são a BR-116, norte e sul, a RS-287 e a BR-386, consideradas os maiores eixos de circulação e escoamento de produtos no Estado.
A informação foi repassada pelo general Carlos José Penteado, chefe do Centro de Coordenação de Operações do Comando Militar do Sul, durante entrevista ao programa Gaúcha Atualidade, na manhã desta terça-feira (29).
— Faremos o que nós chamamos de comboio aberto com escolta. Então, todo caminhoneiro que quiser ser comboiado vai entrar nessa escolta e vai seguir até o seu destino.
Segundo Penteado, as forças de segurança vão delimitar um perímetro para garantir a fluidez dos veículos de carga, que serão escoltados por viaturas. Nesse eixo, guarnições estarão presentes em pontos estratégicos para garantir o trânsito e a segurança dos comboios.
De acordo com o general, a medida ocorre porque a força-tarefa não tem condições de garantir a cobertura total da via.