Até o fim deste ano, duas cidades da Serra contarão com novos espaços públicos para apresentações artísticas. Um ficará em São Marcos, na Praça Dante Marcucci, onde já existe um palco que passará por reformas e o outro em Farroupilha, no Largo Carlos Fetter. Nos dois casos, a ideia é ampliar o espaço de convivência, lazer e entretenimento ao ar livre para a comunidade.
Em São Marcos, o atual palco, que tem o formato de um caminhão, dará espaço para uma nova estrutura em forma de arcos, que remete ao Monte Calvário e à ponte do Rio das Antas. Ela está sendo projetada com estruturas metálicas e manterá as mesmas dimensões do palco já existente. A cobertura será em telha pintada e o piso em basalto. O custo total da obra ficará em torno de R$ 150 mil e a previsão é de que até outubro a reforma esteja concluída.
Já em Farroupilha, a construção do novo palco multiuso teve início nesta semana. A estrutura, que ficará ao lado do Sindilojas, faz parte do projeto de construção do Centro de Eventos Largo Carlos Fetter. A estrutura em metal será aberta nas laterais e terá uma cobertura em forma de trapézio. Ao fundo, a área de apoio contará com dois banheiros e uma sala para depósito, mas somente para uso do palco.
O custo da obra é de R$ 250 mil reais, sendo a maior parte vinda de emenda parlamentar. O palco deve estar pronto até setembro deste ano.