A reativação da linha férrea em Caxias do Sul e cidades vizinhas voltou a ser cobrada por entidades de classe durante as reuniões para debater o novo Plano Diretor da cidade. Até agora já foram três encontros organizados pela Câmara de Vereadores.
O atual Plano Diretor, que precisa ser substituído devido ao vencimento do prazo, já prevê a destinação da área da antiga linha férrea para o trem regional. O modal ligaria Caxias do Sul a Bento Gonçalves, com ramal para Carlos Barbosa.
Na reunião da última quinta-feira (15) na Associação de Engenheiro, Arquitetos, Agrônomos, Químicos e Geólogos de Caxias do Sul (Seaaq), o arquiteto João Alberto Marchioro, no entanto, sugeriu a inclusão de uma estrada de ferro até Vila Oliva. A ideia é que o trem possa atender o futuro aeroporto. Conforme Marchioro, a implantação de uma ferrovia permitiria ligar o aeroporto a outras cidades da região e realizar tanto o transporte de cargas, quanto de passageiros.
- Isso pode criar um novo eixo de desenvolvimento. A prefeitura tem que fazer a previsão para que a área seja marcada. Isso é planejamento com o futuro. A 3ª Perimetral, em Porto Alegre, foi pensada 50 anos antes do poder público construir- defende.
O pedido de inclusão da ligação até o futuro aeroporto deve ser realizado formalmente por meio de um documento que o arquiteto e outros técnicos pretendem entregar à comissão que discute o Plano Diretor na Câmara de Vereadores.
A diretora de Política Urbana e Infraestrutura da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias (CIC), Margarete Tomazini Bender, também defende a inclusão da linha férrea em Vila Oliva. O investimento, segundo ela, permitiria tornar o terminal uma plataforma logística, não apenas um equipamento isolado.
- Essa premissa veio ainda em 2007, na discussão do Plano Diretor atual. De lá para cá, o objetivo era que o município estudasse isso.
A proposta do novo Plano Diretor, com validade de 10 anos, mantém a previsão de implantação do trem regional, utilizando a antiga linha férrea. O projeto não prevê, porém, a extensão até o aeroporto. A explicação do secretário do Planejamento, Fernando Mondadori, responsável por conduzir a elaboração do Plano é que o trem regional já possui estudos técnicos, enquanto o segmento até Vila Oliva ainda é uma ideia.
- Óbvio que é interessante. Hoje não existe estudo técnico, mas se tiver, pode ser marcado a qualquer momento no Plano Diretor - afirma Mondadori.
O projeto piloto do trem regional ligando Caxias à Bento e Carlos Barbosa foi aprovado e apontado como prioritário pelo governo federal. O município esperava recursos para a elaboração do projeto executivo. Em 2014, a União enviou R$ 10 milhões para o projeto de um trem ligando Londrina a Maringá, no Paraná. O da Serra nunca recebeu a verba.
Reuniões
A próxima reunião da Câmara de Vereadores para debater o Plano Diretor está marcada para esta quarta (21), às 19h, no salão da comunidade de Linha 40. Na próxima quarta (28) ocorre o último encontro, no salão paroquial da igreja de Fazenda Souza, no mesmo horário, às 19h. Uma audiência pública também será realizada, mas ainda não foi marcada.