Os canais analógicos utilizados até esta quarta-feira (14) por emissoras de televisão de 107 cidades gaúchas, entre elas Caxias do Sul, serão destinados à internet 4G e a uma nova faixa de rádio FM. O sinal será desligado à meia noite de quarta-feira para quinta-feira e apenas o sistema digital vai permanecer.
Após a migração, quem sintonizar um canal analógico vai visualizar somente uma mensagem do Ministério das Comunicações, orientando o telespectador a assistir ao canal digital. O texto vai permanecer na tela por 30 dias, quando os transmissores analógicos serão finalmente desligados.
A partir desse período, as operadoras Algar Telecom, TIM, Vivo e Claro passarão a ocupar a faixa entre 700Mhz e 800Mhz, usada por parte dos canais abertos até hoje. A nova frequência permitirá o serviço de internet móvel com maior alcance. As operadoras venceram um leilão realizado em 2014 para ocupar o sinal em todo o país.
— O sinal analógico de TV é muito espaçoso e obsoleto, mas essa faixa de frequência consegue passar por muitos obstáculos, como prédios — afirma Gilberto Flach, mobilizador regional da Seja Digital, ONG criada em 2015 para operacionalizar a migração da TV e mantida com recursos do leilão dos canais.
O desligamento do sinal analógico também vai liberar outra faixa de menor frequência que será destinada à criação de mais canais de rádio FM. Nesse caso, as concessionárias que ocuparão o espaço só serão definidas depois que o espectro for desocupado pelas emissoras de TV.
Telespectadores que têm direito ao kit gratuito para migrar para a TV digital terão mais 30 dias para realizar a retirada. Após esse período, os equipamentos serão destinados a outras regiões que ainda não completaram o processo de desligamento do sinal analógico. A consulta pode ser realizada pelo telefone 147 ou pelo site sejadigital.com.br.