A prefeitura de Caxias do Sul ainda aguarda o projeto da Havan para indicar que tipo de obra viária será necessária para facilitar o trânsito no ponto onde a rede catarinense pretende se instalar na RS-453. A megaloja em parceria com a rede de atacarejo Stock Center ficará no terreno da antiga Companhia Estadual de Silos e Armazéns (Cesa) na entrada da cidade em confluência com os acessos dos bairros Desvio Rizzo e Cidade Nova. O secretário de trânsito, Cristiano de Abreu Soares, adianta que o ideal seria um viaduto, mas que outras alternativas também serão estudadas:
— Só a semaforização já não está resolvendo nem agora — afirmou.
Ele ressalta que primeiro será necessário fazer o estudo de impacto de trânsito, com a contagem atual da circulação de veículos, para depois avaliar qual a melhor solução. Entre as propostas citadas por Cristiano estão desde uma elevada, passagem de nível ou ainda abertura de novas vias.
Como a rede Havan tem pressa em se instalar na cidade, o secretário acredita que dificilmente uma obra do porte de um viaduto ficaria pronta a tempo, sem contar trâmites burocrátios, já que a rodovia pertence ao Departamento Autônomo de Estradas e Rodagem (Daer).
— Vamos buscar soluções nesse sentido e até juridicamente para que, se não conseguir iniciar a obra logo, se possa formalizar por meio de um convênio o compromisso para as adequações — adianta o secretário.
Em visita a Caxias do Sul, o presidente da Havan afirmou que, se todas as licenças forem liberadas com rapidez, a projeção é inaugurar o novo empreendimento até julho deste ano.