Após mais um acidente que resultou na morte de duas indígenas na manhã desta segunda-feira (05) no quilometro 318 da BR-116, em Barra do Ribeiro, os prefeitos da Região Centro-Sul se uniram para a assinatura de um decreto de emergência. O documento simbólico foi assinado em conjunto exigindo mais segurança na rodovia. A ação foi promovida pela Associação dos Municípios da Costa Doce e Consórcio Centro Sul.
O manifesto foi assinado pelos prefeitos das cidades de Tapes, Guaíba, Camaquã, Cristal, Amaral Ferrador, Arambaré, Barra do Ribeiro, Cerro Grande do Sul, Chuvisca, Dom Feliciano, Mariana Pimentel, Sentinela do Sul e Sertão Santana.
A exigência é de mais segurança e a agilidade na duplicação da BR-116, o que os líderes acreditam que diminuiria a expressiva quantidade de mortes na rodovia. Outro anseio é uma reunião com o governador José Ivo Sartori para buscar mobilização estadual da pauta, quando o ato deverá ser oficializado.
Para Silvio Rafaeli, prefeito de Tapes e Presidente da Associação dos Municípios da Costa Doce, somente uma medida drástica será capaz de reduzir o número de mortes na BR-116.
—É importante a união de todos os prefeitos nesta luta — diz.
Já a presidente do Consórcio Centro Sul e prefeita de Cristal, Fabia Richter, ressalta que as obras de duplicação precisam acelerar.
— É uma questão de vida a agilidade desta obra e por isso o decreto visa definir esta questão —afirma.