Com a intensidade da chuva entre a noite de quarta-feira (10) e a madrugada desta quinta-feira (11), o Rio Itacorubi, em Florianópolis, transbordou e rompeu muros no bairro Itacorubi. A água tomou conta das ruas internas do residencial Conjunto Vale Verde, carregando lama, galhos, tijolos e pedaços de concreto. Devido ao alagamento, parte dos moradores teve de deixar suas casas.
No início da manhã, a água ainda cobria dezenas de carros até a altura da porta na região do Residencial Ilha do Arvoredo, e o estacionamento no subsolo de um condomínio permanecia submerso. Parte das ruas havia secado, mas as vias seguiam sujas e com pedras.
A administradora Marina Scarabelot Cidade, 25 anos, foi acordada por uma vizinha às 2h30min. Ela conta que um dos moradores conseguiu retirar o carro, mas o muro rompeu e a água surgiu com força.
— Foi muito rápido. Em questão de 10 minutos, meu carro ficou encoberto pela água — conta Marina.
Segundo a moradora, a mesma situação ocorreu com cerca de 20 veículos no prédio onde mora. O salão de festas do edifício e a área da piscina também foram inundados, e os equipamentos, danificados.
— Moro há seis anos em Florianópolis e nunca vi algo assim. Me senti impotente. É uma tristeza muito grande, mas, graças a Deus, foi só perda material — lamenta.
Recomendações da Defesa Civil:
Em alagamentos e inundações:
— Evite o contato com as águas.
— Não dirija em locais alagados.
— Evite transitar em pontilhões e pontes submersas.
— Cuide com crianças próximas a rios e ribeirões.
Em deslizamentos de terra:
— Observe qualquer movimento de terra ou rochas próximas a sua residência, assim como a inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes.
— Neste caso, saia de casa e acione a Defesa Civil (199) ou o Corpo de Bombeiros (193).