A previsão é de um 1º de janeiro com tempo instável e abafado em todo o Rio Grande do Sul. As pancadas de chuva começam pela manhã, no Sul e na Fronteira Oeste, e devem atingir todas as regiões até a tarde desta segunda-feira. De acordo com a Somar Meteorologia, há risco de temporal no norte e noroeste do Estado.
Às 6h30min, já chovia no Sul – Bagé, na Campanha, registrava raios e rajadas de vento. Porto Alegre amanheceu com céu aberto e poucas nuvens, condição que deve dar lugar à chuva na tarde e noite do primeiro dia de 2018.
No Litoral Norte, o dia deve amanhecer aberto, mas a instabilidade deve chegar no fim da tarde. Em Capão da Canoa, a temperatura varia entre 20ºC e 29ºC. No Litoral Sul, a chuva deve chegar já pela manhã. Em Rio Grande, os termômetros variam entre 21ºC e 26ºC.
Conforme o meteorologista Caio Guerra, as pancadas de chuva se formam devido a duas zonas de instabilidade que atuam no Estado – uma entre o Paraguai e a Argentina, a outra no Uruguai –, aliadas a um corredor de umidade que vem da Amazônia.
— A previsão é de chuva em todo o Estado pelo menos no decorrer da tarde. Apesar da umidade elevada, as temperaturas devem subir. Isso, junto com a nebulosidade, provoca a sensação de abafamento — afirma.
A máxima a ser registrada no Estado neste 1º de janeiro é prevista em Iraí, no Norte: 33ºC. A mínima, de 12ºC, deve ocorrer em São José dos Ausentes, na Serra. Em Porto Alegre, os termômetros variam entre 19ºC e 33ºC.
Para a terça-feira (2), a chuva deve se fortalecer na metade Norte, sobretudo na divisa com Santa Catarina, e enfraquecer no Sul. É somente na quarta-feira (3) que o tempo deve melhorar.