O Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, está entre os 15 que recebem o reforço de funcionários com o objetivo de reduzir atrasos em decolagens, conforme o Ministério dos Transportes. Quase 12 mil trabalhadores participam de um esquema especial iniciado na sexta-feira (15). A expectativa é de que até 19 de fevereiro cerca de 35,5 milhões de passageiros movimentem esses terminais em viagens de Natal, Ano Novo, férias escolares e Carnaval. Caso se confirme, a circulação será 12% superior ao mesmo período do ano passado.
A Operação Fim de Ano, um procedimento acordado entre setor público e privado, pretende garantir que os atrasos de decolagens fiquem em uma média de até 15%. Juntos, os 15 aeroportos devem registrar quase 280 mil pousos e decolagens, o que representa 80% do total do fluxo de viajantes no Brasil.
A ação se estende por 67 dias, até o Carnaval, com 11,8 mil profissionais envolvidos no esquema especial dos terminais. Além disso, os órgãos públicos também alocarão cerca de 1,7 mil servidores nas áreas de alfândega, fiscalização e barreiras sanitárias nesses aeroportos.
No Salgado Filho, segundo a Infraero, diariamente circulam uma média de 23,2 mil passageiros, em 245 voos. Além do aeroporto em Porto Alegre, recebem o reforço Guarulhos, Congonhas e Viracopos, em São Paulo, Galeão e Santos Dumont, no Rio de Janeiro, Brasília, no Distrito Federal, Confins, em Minas Gerais, Recife, no Pernambuco, Salvador, na Bahia, Curitiba, no Paraná, Manaus, no Amazonas, Fortaleza, no Ceará, São Gonçalo do Amarante, no Rio Grande do Norte, e Cuiabá, no Mato Grosso.
Fique atento
Nesse período de maior circulação nos aeroportos, o alerta é para que os passageiros cheguem nos terminais com antecedência. Para decolagens nacionais é necessário estar no local uma hora e meia antes do voo e para internacionais o recomendado é chegar com duas horas e meia de antecedência. Outra dica é estar atento ao padrão estabelecido pelas companhias aéreas em relação ao tamanho da bagagem de mão e ao limite de até 10 quilos por passageiro.