A estrutura do Circo da Rússia, instalada no bairro Praia de Belas, desabou com a força do vento que ultrapassou 100 km/h em Porto Alegre, no início da noite deste domingo (1º). No momento do acidente, cerca de 70 pessoas estavam assistindo ao espetáculo promovido no local. Um dos proprietários do espetáculo foi socorrido e encaminhado ao hospital após passar mal com incidente.
Pedaços de metal retorcido, lona no chão, pedaços da estrutura elétrica espalhados pelo terreno e funcionários abalados com o susto causado pela ventania marcavam o cenário de destruição no local.
Thamiell Ferrare, 29 anos, gerente-geral do circo, disse que a estrutura metálica que dá sustentação à cobertura do estabelecimento caiu aos poucos, possibilitando a saída das pessoas antes do desabamento total:
– Foi questão de dois, três segundos e a estrutura começou a cair. Foi tudo muito rápido. Quando tudo começou a balançar, nós pedimos para o pessoal sair. Graças a Deus ninguém se feriu gravemente.
Segundo o gerente, o local tem capacidade para 768 pessoas. O circo está em Porto Alegre há duas semanas. O Corpo de Bombeiros e a Polícia Civil isolaram o local do acidente para o trabalho da perícia, que deverá ser realizado na manhã desta segunda-feira (2).
A polícia disse que é difícil fazer o balanço de feridos no acidente, pois as pessoas que sofreram ferimentos leves foram a hospitais ou postos de saúde por conta própria.
A direção do circo espera a análise da perícia para definir os próximos passos em relação à reconstrução das estruturas do estabelecimento. A empresa que administra o circo tem sede em São Paulo. A expectativa da direção do circo é a de reformar a estrutura para tentar continuar atuando em Porto Alegre nas próximas semanas.