O Corpo de Bombeiros de Santa Maria está fazendo uma verificação em todos os hidrantes da cidade. O objetivo é verificar quais equipamentos apresentam problemas, para posteriormente consertá-los.
Conforme o Comandante dos Bombeiros em Santa Maria, Major José Carlos Sallet de Almeida e Silva, a operação é chamada Corrida de Hidrantes. Por dia, são checados entre dois e três equipamentos.
Nas checagens, é verificada a pressão, localização e funcionamento dos equipamentos. De acordo com Sallet, o município tem cerca de 200 hidrantes cadastrados no Instituto do Planejamento (Iplan).
Conforme o Major Sallet, já foram encontrados hidrantes com problemas, como pressão inadequada ou cobertos por calçadas.
A expectativa é concluir a operação até o final do mês de outubro. Após a conclusão, será encaminhado um relatório à Corsan e à Prefeitura, responsáveis pelos hidrantes, para que seja realizado o conserto.
Atualmente, Santa Maria conta com três quartéis de Bombeiros – Camobi, Parque Pinheiro Machado e Centro –. Conforme o Major, em alguns casos de incêndio de maiores proporções, dois carros são deslocados para fazer o combate.
A expectativa é que a reforma dos hidrantes otimize o trabalho dos bombeiros. De acordo com Sallet, a última verificação foi feita a cerca de dois anos.