Nesta quinta-feira (7), ocorre o desfile militar e cívico em comemoração aos 195 anos da Independência do Brasil. Em Santa Maria, no ano passado, cerca de 10 mil pessoas participaram do evento na Avenida Medianeira. A partir das 8h30, será feito o hasteamento das bandeiras, e depois começa o desfile militar e das entidades civis que incluem escolas municipais, estaduais e particulares, além de instituições e organizações representativas do município. Ao todo serão pelo menos 69 entidades participantes.
Para realização do evento estão programadas alterações no trânsito. A Avenida Medianeira será bloqueada no trecho entre as ruas Duque de Caxias e Floriano Peixoto, a partir das 6h. Estarão fechados também, a partir das 6h30, os cruzamentos que dão acesso à Avenida Medianeira, incluindo as avenidas Hélvio Basso (a partir da rótula da Uglione) e Ângelo Bolson (entre Avenida Medianeira e Avenida Presidente Vargas e a rua Orlando Fração (entre a Avenida Ângelo Bolson e a Rua Carlos Gomes).
A previsão da Secretaria de Mobilidade Urbana é que a liberação do tráfego ocorra a partir da uma e meia da tarde, após o encerramento do desfile e dispersão do público. Na noite desta quarta-feira (6), a partir das 22h, equipes da prefeitura farão marcações no asfalto, a fim de orientar a ordem do desfile. O fluxo de veículos não será interrompido, no entanto, os motoristas devem estar atentos. O serviço deve ser concluído até às 2h da madrugada desta quinta.
As linhas de ônibus também sofrerão alterações. Alguns itinerários do transporte coletivo e alguns pontos de parada serão modificados. Mas, as mudanças são pontuais e temporárias, ocorrendo somente durante o tempo previsto para realização do desfile. A lista completa com essas mudanças está no site da prefeitura.