A administração municipal de Bento Gonçalves faz um levantamento de terrenos públicos disponíveis para doar a policiais que tenham interesse em financiar imóveis no município. A ideia é que as áreas de terras sejam ocupadas por sobrados, que seriam pagos pelos servidores da segurança pública por meio de financiamentos.
A prefeitura pretende procurar a Caixa Econômica Federal para estabelecer uma parceria por meio do programa Minha Casa, Minha Vida. Conforme o secretário de Segurança Pública, José Paulo Marinho, o plano habitacional para policiais civis e militares é inspirado em projetos semelhantes em outros municípios, como Canoas.
A Secretaria de Segurança Pública ainda vai contatar também os servidores para saber quantos têm interesse em adquirir os terrenos. Conforme Marinho, 90% dos policiais do município não são da Serra e, ao facilitar a aquisição do imóvel, a prefeitura os ajuda a fixar residência na cidade. A previsão é que as casas dos policiais fiquem em diversos bairros. O secretário destaca que isso vai fazer com que a circulação de viaturas ocorra em diferentes pontos.