Biólogos do Distrito Federal afirmaram, nesta quarta-feira (23), que o animal flagrado andando nos arredores do palácio do Itamaraty não era uma onça. Segundo os estudiosos, trata-se de um gato doméstico. Imagens das câmeras de segurança da sede do Ministério das Relações Exteriores, em Brasília, captaram, na segunda-feira (22), a movimentação do animal. As informações são do G1.
– Não é uma onça e sim um gato doméstico. Poderia ser um jaguarundi, que é do mesmo porte, mas como eles têm hábito diurno, a gente descarta. A região tem muitos animais domésticos abandonados – disse o biólogo Pedro Rodrigues, pesquisador de grandes felinos do Cerrado.
Leia mais
VÍDEO: onça é avistada perto do Palácio do Itamaraty
VÍDEO: como foi a explosão de rocha para duplicação da BR-386
Golpe dos carros antigos: indiciado suspeito de vender e não entregar veículos
O biólogo Fábio Soares também afirma que se trata de um gato doméstico. De acordo com o pesquisador, a posição da câmera “dá uma falsa impressão de que o animal é maior”.
– A partir das imagens, analisamos a altura da cancela, do mastro e do meio-fio e, pelo porte do animal, comparado com esses objetos, percebemos que se trata de um gato doméstico – disse.
Mesmo depois das análises feitas pelos pesquisadores, a Polícia Militar garante que se trata de uma onça. Segundo o major Sousa Júnior, o batalhão da polícia ambiental está desenvolvendo buscas para capturar o animal.