A Secretaria Estadual de Transportes voltou a prever a construção de um viaduto no entroncamento da RS-040 com a RS-118, em Viamão. O trecho é considerado um dos gargalos da Região Metropolitana de Porto Alegre.
Hoje, no local, existe um trevo ligando as duas rodovias, com sinaleiras. No verão, em horários de retorno do litoral, é comum a ocorrência de grandes congestionamentos no trecho.
Em entrevista ao Gaúcha Repórter desta terça-feira (1º), o secretário Pedro Westphalen afirmou que já existe um projeto para o local, orçado em R$ 40 milhões, algo considerado "irrealizável".
Por isso, a Secretaria consultou o Tribunal de Contas do Estado (TCE) e recebeu a informação de que pode baixar o valor da obra. Apesar de afirmar que o assunto está na pauta do governo, Westphalen não deu prazo para o começo da obra:
– Diminuindo o custo, nós poderemos fazer este viaduto. A intenção é realizar mais estudos nos próximos dias para disponibilizar recursos (...) Isso realmente está na minha pauta. É algo que queremos que aconteça, estamos determinados a fazer (...) Hoje eu vislumbro a possibilidade de fazer, mas não posso dar prazos – disse.
Concessões de rodovias
Sobre as concessões de rodovias à iniciativa privada, o secretário afirmou que ainda não há definição de quais rodovias serão incluídas no projeto. No entanto, Westphalen foi enfático ao dizer que as concessões não serão a solução para a melhora da malha estadual:
– Não pensem que as concessões vão resolver o problema do Estado. Elas são parte da solução. Quando fizermos, elas têm que servir ao cidadão (...) Nós queremos fazer um modelo que não sofra os retrocessos que o governo federal enfrentou. Os modelos feitos recentemente foram feitos de maneira "atabalhoada". Não temos pressa em fazer, porque a concessão é de 30 anos, renováveis por mais 30. Tem que ser bem feita – disse.
A ideia é que o edital seja concluído ainda neste ano ou no começo do ano que vem. A ideia do secretário é que, quando o primeiro edital for lançado, tenha "o mínimo possível de problemas".
Em março deste ano, foi publicado o decreto que estabelece as regras para que as rodovias sejam repassadas à iniciativa privada. Os vencedores serão os que oferecerem menores tarifas.
Ouça a entrevista com o secretário estadual dos Transportes, Pedro Wesphalen