A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), estatal vinculada ao Ministério da Educação (MEC) e que administra hospitais universitários pelo país, já foi cogitada para estar à frente da gestão do Hospital Regional de Santa Maria, ainda em 2014. Mas, agora, conforme a própria Ebserh, não há previsão de que isso ocorra, ao menos, pelos próximos dois anos (2017/2018). Por e-mail, a assessoria de imprensa da Ebserh informou que as tratativas, para uma eventual gestão do Hospital Regional de Santa Maria, apenas deverão ser retomadas em 2019.
O prazo dado observa um cenário que compreende 15 hospitais que demonstram interesse em aderir à gestão da estatal – entre eles, está o Hospital Regional de Santa Maria. Essa situação é referente a um protocolo de intenções firmado, ainda em 2014, entre o governo do Estado, a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e o Hospital Universitário de Santa Maria (Husm), que é administrado pela Ebserh.
Recentemente, o secretário adjunto de Saúde do Estado, Francisco Paz, afirmou que a Ebserh não estaria interessada em fazer a administração do Regional. Além disso, o Estado tem procurado outros hospitais interessados na unidade, um deles é o Hospital São Lucas da PUCRS, que realiza um estudo de viabilidade econômica para a gestão do Regional.
O secretário adjunto afirmou ser necessário mais R$ 60 milhões para a abertura do hospital – com a compra de equipamentos e reformas necessárias para colocar a unidade em funcionamento.
O Hospital Regional de Santa Maria, que custou R$ 70 milhões em valores atualizados, segue sem abrir às portas. O Conselho Nacional de Saúde emitiu uma nota em que recomenda a abertura imediata do hospital e com atendimento 100% SUS. Mas, a tendência – conforme o Estado já tem sinalizado – é que seja 80% por meio do Sistema Único de Saúde (SUS) e os 20% restantes seriam por convênios. Contudo, não há uma definição quanto a isso.
Para a quinta-feira (17), o reitor da UFSM, Paulo Burmann, estará em Brasília para uma reunião com a presidência da Ebserh para tratar do tema.