O prefeito de Caxias do Sul, Daniel Guerra (PRB), avaliou como proveitosa e produtiva a primeira reunião realizada com os vereadores da cidade desde o início do mandato. Dos 23 vereadores, apenas dois não compareceram: Elói Frizzo (PSB) e Flávio Cassina (PTB).
No encontro, que começou às 10h, o prefeito pediu aos parlamentares que intermediação para estreitar as relações com o governo do Estado. A intenção é organizar um encontro com o governador José Ivo Sartori (PMDB) para cobrar do Estado recursos prometidos às áreas da saúde, educação e segurança.
"Um governo que hoje tem um déficit em todas as áreas essenciais do nosso município. Um exemplo é saúde, onde é imperioso que o governo assuma suas obrigações constitucionais", disse o prefeito.
Ao longo das duas horas de reunião, os vereadores apresentaram as principais demandas e ouviram explicações do secretariado, que estava reunido com o prefeito desde as 9h. Apesar da presença de quase todos os parlamentares, não faltaram críticas ao prefeito. O vereador Adiló Didomênico (PTB), por exemplo, avaliou que Guerra deveria ter buscado antes a aproximação com o Piratini. Ele questionou ainda a exigência do Executivo para que as demandas dos vereadores sejam recebidas somente pelo secretário de Governo, Luiz Caetano.
"Fui secretário por 12 anos e nunca precisei de intermediário pra receber qualquer cidadão", disse.
Guerra disse que a Casa Civil do governo do Estado foi procurada pelo chefe de gabinete, Júlio Freitas, há cerca de três semanas e ainda não deu retorno. Por isso, ele decidiu pedir ajuda da Câmara de Vereadores. Questionado se considerava tempo demais ao buscar a aproximação apenas sete meses após assumir, o prefeito disse que o governador tem livre acesso e não precisa de convite, já que "é da terra". Sobre o atendimento das demandas dos vereadores, Guerra disse que a interlocução por meio da Secretaria de Governo otimiza o tempo dos vereadores e dos secretários.
Enquanto Guerra definia estratégias para manter contato com o Piratini, o vice-governador, José Paulo Cairoli (PSD), estava há poucos metros de distância, na Câmara de Vereadores. Ele participou da posse da executiva municipal do partido e da filiação do vice-prefeito, Ricardo Fabris de Abreu.
Gaúcha
Prefeito de Caxias pede ajuda de vereadores para estreitar relações com o Piratini
Daniel Guerra também ouviu críticas de vereadores, que disseram que Executivo esperou demais para conversar com o governo do Estado
GZH faz parte do The Trust Project