1. Depoimento de Lula a Moro nesta quarta-feira mobiliza Curitiba
Duas vezes presidente da República, período em que acumulou índices recordes de aprovação popular, Luiz Inácio Lula da Silva irá se sentar nos banco dos réus nesta quarta-feira em Curitiba para responder a acusação de corrupção e lavagem de dinheiro da força-tarefa da Lava-Jato, na qual é descrito como "comandante máximo" de um esquema de corrupção que instalou uma "propinocracia" no país. Diante dele, numa acanhada sala da 13ª Vara Federal de Curitiba, estará o juiz Sergio Moro, aclamado por boa parte da população como herói nacional após condenar 90 pessoas envolvidas em desvios de recursos da Petrobras. O interrogatório mobiliza Curitiba. Em gráfico, veja onde devem ocorrer os atos pró e contra Lula na cidade3. Na terça-feira (9), Após ter dois pedido negados pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), os advogados do ex-presidente ingressaram com recurso no Superior Tribunal de Justiça (STJ) para tentar adiar o depoimento do petista. Confira tudo o que você precisa saber sobre o depoimento de Lula a Moro.
2. Empresas aéreas anunciam como vão adotar as novas regras para despacho de bagagens
A partir do próximo mês, as empresas aéreas vão começar a cobrar para despachar bagagens e a oferecer tarifas com desconto para quem não utilizar o serviço. A cobrança pelo despacho de malas foi liberada pela Justiça em 28 de abril, depois que uma liminar que proibia a taxa foi derrubada. A partir do dia 20 de junho, a Gol vai oferecer uma tarifa mais barata para quem não precisar despachar bagagens, chamada de Light. Já as tarifas com preço normal vão incluir uma franquia de 23 quilos. Se o cliente que comprou o bilhete da tarifa Light decidir posteriormente despachar a bagagem, poderá pagar à parte. Nos voos nacionais, será cobrado R$ 30 para despachar uma mala de até 23 quilos, quando adquirida nos canais de autoatendimento e nas agências de viagens. Quem deixar para pagar no balcão do check-in vai pagar o dobro. Confira as mudanças no serviço.
3. Aluna do curso de propagandista de medicamentos relata "assédio moral e psicológico"
No início de abril, ZH participou de um curso de formação de propagandista para a indústria farmacêutica, que descreve ambiente de machismo e pressões para entrar e fazer carreira na atividade. Uma aluna do curso, ministrado pelo ex-propagandista e ex-gerente de multinacionais farmacêuticas, Alexandre Guzinski, escreveu seu relato sobre a aula. Após a publicação da série de reportagens de ZH, o Sindicato dos Propagandistas do Rio Grande do Sul (Sinprovergs) vai pedir ao Ministério Público do Trabalho (MPT) abertura de inquérito "para a punição das empresas e das pessoas envolvidas nos fatos relatados". Em nota, o Sinprovergs destaca que a categoria não compactua com irregularidades.
4. Plebiscito no Rio Grande do Sul deve ter voto obrigatório
Caso o governo do Estado leve adiante a intenção de propor plebiscito para definir o futuro da CEEE, da Sulgás e da Companhia Riograndense de Mineração (CRM), no próximo dia 15 de novembro, o voto poderá ser obrigatório. A avaliação é de três especialistas consultados por Zero Hora. Interlocutores do Palácio Piratini vinham trabalhando com a hipótese de que a consulta seria facultativa, porque 2017 é ano não eleitoral. O entendimento era de que, sem a exigência de comparecimento às urnas, aumentaria a probabilidade de que entidades de classe contrárias à privatização dominassem a votação. Se a participação for compulsória, o cenário pode mudar. A pedido do governador José Ivo Sartori, a Procuradoria-Geral do Estado (PGE) analisa o tema.
5. Com proximidade de maratona de jogos, Grêmio foca nas atividades físicas
O Grêmio treina nesta quarta-feira às 15h30min, no CT. Com uma maratona de jogos se aproximando, o time foca nas atividades físicas para encarar a sequência que envolve estreia no Brasileirão e na Copa do Brasil, além de compromisso pela Libertadores.
6. Inter recebe William Pottker
O Inter recebe por volta das 14h, no aeroporto Salgado Filho, seu grande reforço para a temporada: William Pottker. Craque do Paulistão, o atacante chega a Porto Alegre já credenciado a titular do ataque colorado.
7. Chuva se afasta e tempo volta a ficar firme no Estado nesta quarta-feira
O tempo fica firme em boa parte do Rio Grande do Sul nesta quarta-feira. Pode ocorrer chuva fraca – de 1 a 2mm – em cidades do Norte, Noroeste e Serra, como Frederico Westphalen, Passo Fundo, Erechim, Lagoa Vermelha, Vacaria, Cruz Alta e Santa Rosa. A temperatura mínima do Estado fica mais baixa em relação à registrada no dia anterior. São José dos Ausentes, que na terça-feira marcou 12,3°C, nesta quarta-feira deve registrar 5°C. A máxima, 25°C, será em São Borja. A previsão para Porto Alegre é de céu com poucas nuvens. Os termômetros da Capital variam de 14°C a 21°C. Entre sexta-feira e domingo, há risco de chuva com altos volumes em vários municípios do RS.
*ZERO HORA