A grande quantidade de chuva que atinge o Rio Grande do Sul desde a madrugada de sexta-feira tem causado estragos principalmente nas regiões Norte, Noroeste e Fronteira Oeste. Em São Sebastião do Caí ruas já estão alagadas e algumas famílias que residem próximas ao Rio Caí foram retiradas de casa de forma preventiva. Durante a manhã, os Bombeiros Voluntários e a Defesa Civil divulgaram um alerta à população: até as 18h, o rio pode alcançar de 12 a 13,5 metros, enquanto que o normal é de, em média, dois metros.
Leia mais:
BR-116 na Serra é liberada após queda de barreira
Mata Atlântica: a Serra Gaúcha que desmata e conserva
Morre terceira vítima de briga em São José dos Ausentes
Na metade da tarde as réguas de medição já mostravam que a água atingia cerca de 11 metros. A remoção dos moradores começou a partir dos 10 metros, quando o rio começou a transbordar e chegar até as calçadas e portões das residências. As famílias removidas são levadas para o Centro Integrado Navegantes, que fica no mesmo bairro afetado pela inundação. Porém, conforme o coordenador do órgão na cidade, Pedro Griebler, alguns moradores pedem apoio para se deslocarem até a casa de amigos ou parentes. Até as 15h, 22 famílias estavam cadastradas, sendo 45 adultos e 22 crianças.
De acordo com a Defesa Civil, o Rio Caí deve subir 1,5 metro nas próximas 10 horas. A previsão é de que até as 20h, ele alcance cerca de 13 metros. Como mais chuva deve atingir a região, os Bombeiros Voluntários da cidade também estão em estado de alerta.