Dez novos procuradores do Estado tomaram posse nesta segunda-feira (7). O grupo foi aprovado no concurso público finalizado no último mês de janeiro. Após curso de preparação, eles irão trabalhar em cidades do interior gaúcho. Os profissionais representam o Estado perante a Justiça e atuam em diversas frentes, como na defesa de decisões judiciais ou no ataque à sonegação, por exemplo.
O governador José Ivo Sartori participou da solenidade, realizada no Palácio Piratini. Ele discursou por cerca de 10 minutos, parabenizando os novos servidores e também destacando medidas de contenção de despesas.
“(A crise) está presente na vida de todo mundo e temos que enfrenta-la coletivamente. (...) Isso exige de nós racionalizar gastos , implantar uma nova cultura de planejamento”, destacou Sartori, afirmando que vai entregar um Estado melhor em 2018 do que o que recebeu em 2015.
O procurador-geral do Estado, Euzébio Ruschel, destacou que esse foi o primeiro concurso público para a função em que vagas foram reservadas para negros.
Nomeação
A partir da nomeação, a Procuradoria-Geral do Estado (PGE) alcança 337 vagas preenchidas (de 348). Os procuradores gaúchos atuam em cerca de 900 mil processos judiciais e na consultoria jurídica do governo gaúcho. A chegada dos novos profissionais, de acordo com o Piratini, irá reforçar a cobrança da dívida ativa, a Câmara de Conciliação de Precatórios e o Centro de Conciliação e Mediação.