O Ministério Público de Caxias recomendou à prefeitura que deixe de multar motoristas da Uber na cidade. O documento foi encaminhado nesta terça-feira (29) ao secretário de Trânsito, Manoel Marrachinho, e ao prefeito Alceu Barbosa Velho (PDT).
No ofício, o promotor Adrio Gelatti, da 2ª Promotoria de Justiça Especializada, entende que, embora os aplicativos de transporte individual de passageiros não estejam regulamentados em Caxias, a atividade econômica é legal no Brasil. Dessa forma, a sugestão é que o poder público se concentre no interesse dos cidadãos e garanta a segurança nas atividades de transporte individual. O documento também sugere que o município aprove a regulamentação em 90 dias.
"É um serviço que já existe há muito tempo, mas agora conta com plataforma digitais", explica Gelatti.
A decisão se o município vai acatar ou não a recomendação vai ser tomada nesta quarta-feira (30) em uma reunião entre Marrachinho e Alceu.
"A recomendação do promotor é muito perspicaz e concorda com a visão da secretaria. Apenas em uma das 40 cidades do Brasil onde a Uber opera há regulamentação", disse Marrachinho em entrevista ao Gaúcha Repórter.
As multas aos motoristas da Uber começaram a ser aplicadas na última quinta-feira (24) após setores da sociedade, principalmente taxistas, pressionarem o município. Como ainda não há a regulamentação em Caxias, a atividade é considerada clandestina e a prefeitura optou por cumprir a legislação. De quinta a domingo, 24 motoristas do aplicativo foram flagrados e autuados em R$ 130.
Nas últimas semanas, os ânimos entre taxistas e motoristas da Uber têm se acirrado. A Polícia Civil já registrou três ocorrências de ameaças e danos contra parceiros do aplicativo e vai solicitar à secretaria auxílio na identificação dos responsáveis. De acordo com Marrachinho, há formas de identificar os taxistas e eles estão sujeitos à multa, suspensão da atividade e, em último caso, cassação da concessão.
"É bom lembrar que a posição do Sindicato dos Taxistas não é a posição destes taxistas", disse o secretário.
Na tarde desta terça, motoristas da Uber e taxistas compareceram à Câmara para pressionar os vereadores a incluir o projeto de lei na ordem do dia. O texto está tramitando na Secretaria de Trânsito e deve ser devolvido ao legislativo somente nesta quarta.
Gaúcha
MP recomenda que prefeitura deixe de multar motoristas da Uber em Caxias
Prefeitura decidirá nesta quarta (30) se vai seguir ofício do promotor Adrio Gelatti
GZH faz parte do The Trust Project