A Polícia Civil prendeu na madrugada deste sábado (15) um empresário considerado líder de uma organização criminosa que atua no roubo de cargas no Rio Grande do Sul. A prisão foi realizada por agentes do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) com apoio de policiais de Santa Catarina.
O homem, que não teve o nome divulgado, por ainda se tratar de prisão temporária, é apontado pelas investigações como o responsável por coordenar todas as ações da quadrilha. Ele foi preso em um mercado na praia do Campeche (SC).
Em setembro deste ano, oito integrantes do grupo haviam sido presos na primeira fase da denominada Operação Versa. Com eles foram apreendidos caminhões, armas, munição e recuperados vários produtos roubados. Também foi apreendido um jammer, equipamento usado para bloquear sinal de rastreamento por satélite.
Alguns dos criminosos, como é o caso do preso hoje, atuam como proprietários de mercados. A quadrilha roubava cargas com alimentos e eletrônicos e depois revendia, explica o delegado Gustavo Bermudes Menegazzo da Rocha.
"É uma investigação grande, bastante complexa, que envolve toda a cadeia: o roubo, o armazenamento e recolocação da carga no mercado. Inclusive, alguns dos investigados, como é o caso desse preso [hoje], atuam no ramo. Eles colocavam alguns desses produtos roubados em estabelecimentos próprios", explicou.
Outros dois criminosos da quadrilha seguem foragidos. O homem preso neste sábado será levado ao Presídio Central após prestar depoimento ao Deic.
Ele é morador do bairro Bom Jesus e teria fugido para Santa Catarina por causa das investigações. A organização criminosa trouxe um prejuízo estimado em R$ 2,5 milhões às empresas transportadoras, segundo a polícia.