Entre as dez escolas públicas gaúchas mais bem avaliadas no Enem 2015, a Escola Estadual de Educação Básica Gomes Carneiro, na Vila Ipiranga, na Capital, chama a atenção pela maneira como vem contornando problemas comuns às instituições da rede estadual na atualidade.
A Gomes Carneiro ocupa a décima colocação entre as escolas gaúchas mais bem avaliadas (posição 2.137 no total). Na Capital, fica atrás dos colégios Tiradentes e Militar. É a única na lista que não tem o comando nas mãos da Secretaria da Segurança Pública, administradas por oficiais da corporação e que exigem seleção, nem tem vínculo com universidades ou institutos federais.
Leia mais
Fique atento aos temas que podem ser assunto na redação do Enem 2016
Confira 10 bibliotecas virtuais para ler e estudar de graça e sem precisar sair de casa
Apesar de dificuldades na estrutura física, recursos financeiros exíguos e parcelamento dos salários dos professores, a Gomes Carneiro desenvolve um trabalho que a fez alcançar média de 587,59 no exame e ser reconhecida pela comunidade escolar como uma escola forte. Isso gera a procura de alunos de vários bairros da Capital e cidades da Região Metropolitana, que buscam um colégio público de qualidade.
Na quarta-feira, o dia foi de celebração dos resultados na escola de 740 alunos. A diretora Susana Silva de Souza, 48 anos, enumera uma série de razões para o bom desempenho da escola, que vem se repetindo desde 2013.
Bom resultado
As lições da Gomes Carneiro, uma das dez escolas públicas gaúchas mais bem colocadas no Enem
Instituição da Vila Ipiranga, na Capital, alcançou média de 587,59
Roberta Schuler
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project