Duas novas empresas começam a atuar na coleta de lixo em Santa Maria nesta quinta-feira (1°). Elas devem fazer a coleta conteinerizada e convencional dos resíduos domésticos.
As novas empresas são a Cone Sul Soluções Ambientais, de Porto Alegre, que fará a coleta e o transporte de resíduos sólidos domiciliares conteinerizados; e a Sustentare Saneamento (São Paulo) fará a coleta convencional e o transporte de resíduos domiciliares e públicos.
Desde a semana passada, a Cone Sul já começou a fazer a substituição dos contêineres antigos por equipamentos novos. Além disso, devem ser distribuídas 100 novas unidades pela cidade.
A Sustentare fará, a partir de agora, a coleta convencional e o transporte de resíduos domiciliares e públicos. Também irá disponibilizar à população a coleta de bens inservíveis e de animais. Zonas de descarte irregular de lixo e onde há grandes focos de depósito também serão cobertas pela coleta.
Os contratos com as duas empresas têm duração de dois anos, podendo ser renovados por mais três. A prefeitura vai pagar R$ 23,3 milhões pelos dois anos de trabalho.
O contrato com a antiga empresa que fazia o recolhimento em Santa Maria, a Revita, terminou em 31 de janeiro deste ano. A empresa atuava desde 2010 no município. Como não havia definição de quem assumiria o serviço depois dela, já que a licitação estava em andamento, foram firmados contratos emergenciais com a Revita.