Cerca de 20 adolescentes que estão morando em lares da cidade terão a oportunidade de fazer cursos profissionalizantes gratuitos no Colégio Politécnico da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Uma parceria entre o Colégio e o Grupo de Apoio e Incentivo à Adoção (Gaia-SM) proporcionará aos adolescentes, de 14 a 18 anos, aulas gratuitas.
As atividades começam na próxima semana. Elas ocorrerão nas quartas e quintas-feiras, nos três turnos. Conforme o Diretor do Colégio Politécnico, Valmir Aita, o aluno terá aulas em múltiplas áreas e, conforme o interesse dele, terá mais lições sobre a modalidade.
O diretor explica que a atividade é um projeto de extensão. O objetivo é dar mais chances de inserção no mercado de trabalho para estes adolescentes. Quando conseguirem um emprego, os alunos deixarão o curso, para passar a oportunidade para outros. Aita afirma que o projeto de extensão segue até o final deste ano, mas pode ser renovado para 2017.
Conforme o Grupo Gaia-SM, os adolescentes foram retirados de suas famílias pela Justiça pela falta de estrutura. São vítimas de abandono, maus tratos, violência doméstica ou outras circunstâncias graves. Os adolescentes vivem em abrigos, até a justiça decidir se eles podem ser adotados por outras famílias. Caso eles completem 18 anos antes de serem adotados, eles devem deixar os abrigos.