A candidata Beth Colombo (PRB) conseguiu dar seguimento a uma tradição iniciada pelo prefeito Jairo Jorge (PT), de quem foi vice por quase oito anos na prefeitura de Canoas: o apoio de uma grande coligação, neste ano com 14 siglas. Entre as propostas, estão as promessas de dar seguimento a obras e projetos já lançados, além de ampliar as ações no tripé segurança, saúde e educação.
Ela é a única que defende a continuidade de construção do aeromóvel nos Bairros Guajuviras e Mathias Velho. Também quer fazer a licitação no transporte municipal e ampliar o número de câmeras de monitoramento e o de Guardas Municipais. A proposta de creche noturna para possibilitar o estudo das mães também integra o programa de governo.
Beth Colombo é professora, tem 62 anos, e antes de assumir o cargo de vice-prefeita, foi secretária municipal da Saúde e da Educação, além de ser concursada no magistério canoense há 43 anos. Para garantir o apoio do PT, ela deixou o antigo partido, o PP, e se filiou ao PRB. A mudança causou divergências internas tanto entre os petistas quanto entre os pepistas, mas ambos estão na coligação.
A Coligação Bloco do Orgulho Municipal (BOM) é formada por PRB, PT, PDT, PP, PSB, PCdoB, Pros, PPS, PSD, PV, PTC, PTN, PHS e SD. O vice na chapa é o ex-secretário municipal de Relações Institucionais e de Desenvolvimento Econômico, Mario Cardoso (PT).
Confira abaixo a entrevista com a candidata. Ao final do texto, o áudio completo. Todos os postulantes ao cargo de prefeito em Canoas tiveram cerca de seis minutos para a exposição das propostas.
Rádio Gaúcha – Quais são as principais propostas da sua candidatura?
Beth Colombo – Tem sido uma prática nossa, e isso com certeza vai se manter, olhar para a cidade como um todo. Nós temos áreas em todas as áreas da cidade. Mas, com certeza, educação, saúde e segurança são temas prioritários para o governo. Na educação, nós hoje temos como proposta construir cinco escolas, substituição de prédios muito antigos, quadras poliesportivas pra completar. Nós já temos 14 e precisamos de mais 14. A continuidade do turno integral que é importantíssimo dentro da nossa rede. Nós já temos duas escolas de turno integral. É muito importante nós trabalharmos e intensificarmos as ações na inclusão dentro da nossa escola. Poderia falar mais, mas vamos ter a creche noturna para as mães estudantes. As creches municipais estarão acolhendo os filhos de mulheres que queiram estudar à noite.
Gaúcha – E as propostas na área da segurança?
Beth Colombo – Nós temos em funcionamento câmeras de monitoramento. Vamos ampliar. Hoje são 186 e teremos 300 câmeras. Vamos dobrar o efetivo da Guarda Municipal. A Guarda que hoje é polícia comunitária. Ela tem poder de polícia por que nós adequamos a nossa Guarda à nova legislação e hoje nós já temos 40 novos guardas nestes moldes, usando armas, e teremos 300. Também vamos colocar em funcionamento na cidade um alarme comunitário. Ele tem uma parceria com a nossa Guarda Municipal, que monitora movimentos suspeitos dentro da comunidade. É um recurso importante por que integra a comunidade com o governo. A implantação da cerca eletrônica com certeza nós vamos fazer na saída da cidade. É uma forma de a gente reduzir o roubo e o furto de veículos. Veículos clonados, roubados, furtados que passem pelos limites da cidade com Porto Alegre e Esteio. Essa cerca eletrônica vai denunciar e a nossa Guarda ou parceria, especialmente, com a Polícia Rodoviária, terá como inibir. E temos também dentro da nossa segurança o fortalecimento da Defesa Civil. A Defesa Civil foi muito testada neste ano com os eventos que aconteceram. Nós temos que preparar para que ela esteja sempre pronta para situações de emergência.
Gaúcha – E na área da mobilidade?
Beth Colombo – Vamos implantar o aeromóvel, que terá 18 quilômetros e me vai atender 211 mil habitantes, nós estimamos, nas regiões que serão contempladas pelo aeromóvel, 80 mil passageiros/dia, mas também uma nova licitação para o transporte coletivo. Nós teremos um novo desenho na cidade de mobilidade e a licitação é fundamental. Também 20 quilômetros de ciclovias e mais os bicicletários. O rebaixamento do Trensurb, que hoje nós já temos o projeto executivo. Nos nossos primeiros dois mandatos conseguimos o projeto executivo. A intenção agora é buscar parcerias para nós fazermos o rebaixamento. E o túnel da Avenida Domingos Martins que é uma obra muito desejada e necessária para a cidade em parceria com o Dnit. Tem que ser em parceria com o governo federal.
Gaúcha – A senhora esteve oito anos junto com o prefeito Jairo Jorge na prefeitura. O que esperar agora da senhora à frente do município?
Beth Colombo – Eu estou preparada. Não só pelos oito anos em que eu sou vice-prefeita do Jairo Jorge e que foram e são muito importante, foi um grande aprendizado. Foi uma escola ter convivido com o Jairo. Mas tenho também outros 35 anos de experiência na gestão pública. Fui gestora pública por 35 anos e também fui gestora na iniciativa privada, por que eu já sou aposentada da prefeitura. Tive a direção de escolas. Não tenho dúvida nenhuma que eu estou preparada e que eu cumprirei o nosso programa de governo respeitando e garantindo tudo aquilo que nós fizemos nesses oito anos de governo. Temos que continuar as mudanças por que elas se fazem necessárias, sempre.