Cerca de 1,2 mil alunos do Colégio Franciscano Sant’Anna tiveram aulas um pouco diferentes nesta quinta-feira. Estudantes do Ensinos Fundamental ao Médio puderam observar o universo de dentro de um planetário móvel, participar de um show de física e simular a sensação de estar sob gravidade zero num giroscópio orbital.
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Os equipamentos foram trazidos pela empresa Facil Empreendimentos Educacionais Ltda, de São Paulo (SP), contratada pela diretoria da escola e pela Associação de Pais e Mestres (APM), como parte das comemorações do Dia do Estudante, celebrado em agosto.
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– Todos os anos, pensamos em trazer algo diferente e cultural. Com essas atrações, os alunos puderam aliar as teorias ensinadas em salas de aula com a prática. Assim, eles aprendem de forma mais significativa, despertando o interesse pela pesquisa e instigando-os a buscar mais conhecimento – valorizou a vice-diretora Helena Rohde.
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O planetário celeste móvel é feito de uma cúpula inflável. No ambiente escuro, surgiu o universo, com seus planetas e estrelas. Cada sessão, de 30 minutos, recebeu até 70 alunos, e o conteúdo foi organizado de acordo com a faixa etária de cada turma. Mas foi a atividade no giroscópio orbital – que abre a possibilidade de abordar assuntos sobre Lei da Gravitação e campo magnético – a atração preferida do Guilherme Londero, 15 anos, estudante do 2º ano do Ensino Médio.
– São assuntos estão sendo abordados em aula – comentou.
Já o show de física contou com seis experimentos, apresentados pelo professor de física Claudinei Noemeg, coordenador do grupo itinerante. Entre eles, a cadeira de faquir, na qual são feitos vários testes com diferentes materiais, ilustrando temas como força e pressão. Apesar de ela ser cheia de pregos, os alunos puderam se sentar nela sem se ferir ou sentir dor. O objetivo do experimento é discutir força e pressão.
Todos os experimentos e a parte pedagógica dos projetos da empresa são desenvolvidos por astrônomos, físicos e astrofísicos professores da Universidade de São Paulo (USP). Noemeg explica que a ideia é levar para as pessoas algo mais físico, para que possam ver e entenderem melhor tudo o que aprendem na teoria.