O Porto Seco da Serra Gaúcha, localizado às margens da RS-122, na Zona Norte de Caxias do Sul, foi interditado no final da tarde desta segunda-feira (1°) pelo Ministério do Trabalho e Emprego. A interdição é para a movimentação de mercadorias.
Conforme o gerente regional do Ministério do Trabalho e Emprego, Vanius Corte, os trabalhadores que operam as duas empilhadeiras têm habilitação para operar com cargas inferiores às que transportavam. A fiscalização do Ministério do Trabalho apontou ainda problemas na sinalização de segurança.
Conforme o delegado da Receita Federal de Caxias, Luiz Weschenfelder, passam pelo Porto Seco de Caxias de 30 a 40 caminhões por dia. Até 2014, antes do agravamento da crise econômica, o movimento médio era de 60 a 70 caminhões por dia. O Porto Seco mais próximo é o de Novo Hamburgo.
A reportagem da Rádio Gaúcha Serra tentou contato com o Grupo Simas, empresa habilitada pela Receita Federal como permissionária, operadora e administradora do Porto Seco da Serra. A empresa foi procurada e decidiu não se manifestar.