Uma agência do Banco do Brasil (BB) e outra do Sicredi de Nova Roma do Sul, na Serra gaúcha, foram assaltadas por volta das 15h30 desta segunda-feira (1º) . De acordo com a Polícia Civil, quatro assaltantes praticaram os crimes (veja o vídeo abaixo).
No primeiro ataque, que foi ao Banco do Brasil, o vigilante foi agredido com chutes e coronhadas. Eles também quebraram vidros da agência com um machado. Depois, os bandidos seguiram em direção ao Sicredi e formaram um cordão humano.
O prefeito Marino Antônio Testolin conta que estava na prefeitura, que fica ao lado das agências, quando percebeu a movimentação dos criminosos. Inclusive, da prefeitura, foi possível assistir toda a ação dos criminosos e o momento em que eles fizeram reféns e dispararam tiros. A polícia foi acionada, mas o prefeito destaca que o efetivo da cidade é reduzido.
De acordo com a Polícia Civil, os criminosos fugiram em direção a Farroupilha, pela RS-448, em um Fiat Idea Azul. O carro foi localizado por volta das 17h, na Linha Castro Alves, no interior do município. Essa é uma região da Serra que tem muitas estradas vicinais.
Esse é o segundo ataque às mesmas agências bancárias em pouco mais de três meses. No dia 12 de abril, além dos bancos, os criminosos roubaram ainda o prédio da lotérica e a rodoviária, na Rua Júlio de Castilhos, no centro da cidade que tem pouco mais de 3 mil habitantes.
Com esses, a Serra registrou 42 ataques a unidades bancárias em 2016. Muitos deles têm características parecidas com o desta tarde: são municípios pequenos e com rotas de fuga facilitadas.