A reforma do plenário Otávio Rocha, da Câmara de Vereadores de Porto Alegre, deve ficar pronta antes do previsto. Os reparos iniciaram em 17 de julho, com duração esperada de 60 dias. Mas, segundo a direção-geral da casa, devido ao ritmo de trabalho dos operários - que acontece também aos finais de semana - a obra deve ser entregue ate o início do mês de setembro.
Orçada em R$ 1,2 milhão a reforma inclui a substituição de todo o piso, a troca das instalações elétricas, pintura e instalação de luzes no piso, para situações de queda de energia.
"O plenário estava tomada de cupim e iríamos, em breve, sofrer um acidente com algum parlamentar ou visitante porque estava impraticável transitar", diz o diretor-geral da Câmara, Roberto Kraid Pereira.
Mas isso não será o fim. Segundo o diretor-geral, já está sendo feito um orçamento para a troca dos móveis, o que não está incluso na atual reforma. A preocupação é com o mobiliário de madeira.
"Estamos cotando os preços para mudar as bancadas dos vereadores, que também é de madeira e sofreu processo de desgaste. Já que estamos fazendo uma obra completa, vamos tentar reformar o mobiliário também", explica Kraid.
O diretor-geral afirma que o projeto para as reformas começou a ser feito em 2014, com licitação lançada em 2015. O orçamento estava reservado pela Casa. O tablado de madeira está sendo substituído por peças de prolipropileno, mais resistente feitos a base de garrafas pet.