O hospital Dr. Padre Jorge Calil, em Formigueiro, na Região Central, não conta com aparelho de raio-x há anos o que acaba por prejudicar cerca de mil pacientes por mês.
Husm aluga gerador de energia que vai beneficiar 5 mil pessoas
Conforme a direção, o problema é que o equipamento disponível não funciona. O fornecimento de energia elétrica não é adequado.
De acordo com o diretor, Joceli Cassol, o hospital é 100% Sistema Único de Saúde (SUS), tem 23 leitos e é mantido pela prefeitura do município. Ele foi equipado para atendimento básico.
Husm: 15 anos de pronto-socorro, 15 anos de luta pela cura da superlotação
Cassol explica que, na falta do raio-x do hospital, os pacientes são levados para a Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) de Santa Maria, e para o Hospital Universitário de Santa Maria (Husm).
A secretária de Saúde, Maria Ferreira de Vargas, conta que falta uma rede de energia que alimente o raio-x de forma segura. O problema existiria desde gestões anteriores, mas não sabe precisar desde quando exatamente.
Depois de um ano parada, obra da Central de UTIs do Husm será retomada
Ela afirma que está em fase de projeto uma licitação para a construção de uma subestação que vai resolver o impasse. Serão investidos R$ 60 mil nessa obra, sendo que R$ 40 mil serão custeados pelo governo.
Contudo, a secretária saliente que os salários dos 33 servidores que trabalham no hospital estão em dia e não falta materiais de higiene ou comida.
Saúde pública
Sem raio-x, mil pacientes são prejudicados por mês em hospital de Formigueiro
Equipamento não funciona devido a problema com o fornecimento de energia elétrica
João Pedro Lamas
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project