Depois de registrar leve crescimento em abril – o primeiro em 16 meses – o nível de atividade da economia (IBC-Br), calculado pelo Banco Central e considerado por analistas uma espécie de prévia do PIB, voltou a despencar em maio. A queda de 0,51% na comparação com abril é a mais forte desde janeiro e um banho de água fria em economistas que apostavam em uma recuperação ainda este ano.
Leia mais
Após ligeira alta em abril, prévia do PIB volta a cair 0,51% em maio
Desemprego atinge um em cada quatro jovens com menos de 25 anos
Mercado financeiro projeta queda de 3,88% do PIB neste ano
–A melhora de alguns indicadores, como o da indústria, por exemplo, dava esperanças de que a economia melhoraria. O que se percebe agora, com um pouco mais de clareza, é que foram soluços e que a recessão deve permanecer ao longo desse ano. Não se vê recuperação significativa ainda em 2016. O faturamento da indústria voltou a cair e a produção industrial ficou estável –afirma Margarida Gutierrez, economista e professora da UFRJ.
O recuo já era esperado, mas veio bem mais forte do que a mediana projetada por analistas do mercado financeiro, uma queda entre 0,22% e 0,24%. No acumulado dos 12 meses, a retração é de 5,79%.
Embora o cálculo seja um pouco diferente, o IBC-Br foi criado para tentar ser um "antecedente" do PIB. O índice do BC incorpora estimativas para a agropecuária, a indústria e o setor de serviços, além dos impostos.
Outro indicador que mede o ritmo da economia, o Monitor do PIB, calculado pela Fundação Getulio Vargas (FGV), também apontou queda em maio. O recuo de 0,41% em maio em relação a abril é o pior registrado pelo índice desde setembro de 2015.
–Os índices de confiança do empresariado cresceram nos últimos meses, mas impulsionados pela troca de governo, e não por sinais efetivos de melhora na economia. O cenário político segue conturbado, temos eleições ainda este ano e isso tudo empurra uma possível recuperação para 2017. Vamos permanecer no fundo do poço mais algum tempo – afirma Gilberto Braga, professor de economia do Ibmec.