Foi difícil encaixar os oito filhos, 15 netos e 13 bisnetos de Godofredo Fay Neto e Francisca Fay Medina na foto oficial do aniversário. Os irmãos que nasceram no dia 3 de julho de 1916, no Bairro Glória, em Porto Alegre, alcançaram o centenário neste domingo com uma família tão numerosa quanto a idade que eles conquistaram.
A comemoração ocorreu no Bairro Ipanema, na Zona Sul, em um almoço com torta e Parabéns a Você cantado em coro por quase 200 convidados. Em 19 de junho, o Diário Gaúcho contou em uma reportagem a história de companheirismo da dupla.
Dona Francisca, que vive no Bairro Teresópolis com a filha Marlene Medina, 65 anos, acordou falando do aniversário. Recebeu uma cabelereira em casa e fez questão de cuidar dos detalhes do próprio visual para a festa do seu centenário.
Seu Godofredo, que mora no Bairro Assunção, despertou preocupado, querendo saber como seria a festa. A cuidadora Marisa Soares, 56 anos, foi a responsável por arrumá-lo para o dia especial:
– Ele é vaidoso e queria estar impecável. Muita alegria!Embora soubessem da comemoração, não disfarçaram o encantamento ao ver o salão cheio com os convidados da família que cada um formou:
– É muita alegria ver tanta gente. Muito lindo – disse Godofredo, emocionado, depois de muitos abraços.
–Eu estou realizada, muito contente. Disse que não queria ganhar presente nenhum, só ter todo mundo aqui – contou dona Francisca.
Leia mais:
Freira de Porto Alegre tem 108 anos e está sempre em atividade: "Eu não sou velha!"
Curso ensina comportamento seguro para o idoso no trânsito. Veja as dicas
Os convidados foram incentivados a trocar o presente dos aniversariantes por caixas de leite que serão doadas para a Sociedade Porto-Alegrense de Auxilio aos Necessitados (Span).
Parentes vieram de longe
Vieram parentes de Pelotas, Brasília e Belo Horizonte. Também foi grande a fila para dar um beijo e um abraço nos aniversariantes. Todo mundo queria demonstrar um pouco de carinho e tirar uma foto. Mesmo na hora do chamego, os convidados eram orientados a ter cuidado para não exaltar os anfitriões:
– Gente, não vão muito em cima, o abraço pode ser depois – orientava a neta da dona Francisca, Paula Medina Cavali, 42 anos, que organizou a festa junto com a mãe Aurélia, 75 anos.
Francisca foi quem mais sonhou e fez questão da festa. Escolheu o cardápio, baseado em massas, e deu pitaco de como gostaria de fazer a comemoração.
– É um sonho que eles estão realizando. Nós estamos felizes deles estarem aqui com saúde e lúcidos – disse Paula.