A bancada gaúcha no Congresso Nacional se reúne com o presidente interino Michel Temer nesta terça-feira. Durante o encontro, vão pedir liberação de verba para retomar a construção da nova Ponte do Guaíba – obra eleita prioritária por deputados e senadores. Com isso, outros importantes investimentos no Estado estão ameaçados.
Entre as quatro principais obras, uma está oficialmente paralisada e o restante caminha em ritmo lento. Confira a situação de cada uma segundo o Dnit:
DUPLICAÇÃO DA BR-116
Situação: em andamento
Conclusão: 56,9%
Trabalho atual: serviço de terraplanagem; obras-de-arte corrente (implantação de bueiro), obras-de-arte especial (implantação de pontes e viadutos) e sinalização das obras e pavimentação.
DUPLICAÇÃO DA BR-386
Situação: paralisada
Conclusão: 92%
Trabalho atual: consórcio aguarda recursos para retomar a obra, paralisada em janeiro deste ano. O término estava previsto para maio de 2016. Além de finalizar a duplicação entre Fazenda Vila Nova e Estrela, as construtoras precisam concluir uma escola na aldeia indígena, que foi transferida por causa da obra.
DUPLICAÇÃO DA BR-290
Situação: em andamento
Conclusão: 2%
Trabalho atual: serviços de projetos de engenharia da duplicação, além de desmatamento e limpeza de área
TRAVESSIA URBANA DE SANTA MARIA (duplicação das BR- 158 e BR-287)
Situação: em andamento
Conclusão: 24,8%
Trabalho atual: estão sendo realizados os serviços de terraplanagem, obras-de-arte corrente (implantação de bueiro), obras-de-arte especial (implantação de pontes e viadutos) e sinalização das obras.