Moradores de Criúva, no interior de Caxias do Sul, receberão treinamento para conduzir visitantes por trilhas no Parque Palanquinho. A licitação para contratar a empresa responsável pela capacitação já foi lançada e os envelopes vão ser abertos no dia 17 de agosto.
De acordo com o secretário do Meio Ambiente, Adivandro Rech, a intenção é já ter pessoas preparadas para orientar os turistas de forma segura antes mesmo do parque receber a infraestrutura necessária para visitação. O curso conta com módulos que incluem história e pré-história de Criúva, fauna, flora, primeiros socorros em áreas remotas, busca e salvamento, combate a incêndio e alpinismo, entre outros.
Dessa forma, segundo Adivandro, é possível oferecer segurança aos visitantes, já que as trilhas só poderão ser realizadas com acompanhamento. Atualmente as visitas no espaço ocorrem de maneira informal, com condutores não capacitados oficialmente.
O treinamento prevê 202 horas/aula e 25 vagas serão disponibilizadas. A preferência vai ser por moradores de Criúva devido ao conhecimento da região e como forma de incentivar a economia do distrito, já que os passeios vão ocorrer por meio do pagamento de uma taxa. A capacitação é gratuita para os interessados. O custo previsto para o município é de cerca de R$ 130 mil.
O Parque Palanquinho é o maior patrimônio cultural de Caxias, com 230 hectares que incluem um cânion. Para o futuro, o município planeja a construção de estacionamento, espaços de recepção e banheiros na área. O projeto básico está em fase de conclusão.
Gaúcha
Caxias vai treinar comunidade para conduzir visitantes no Parque Palanquinho
Capacitação será voltada para moradores do distrito de Criúva, onde fica reserva natural
GZH faz parte do The Trust Project