O 4º Comando Regional dos Bombeiros (4º CRB) recebeu dois veículos que serão usados para ações de resgate e salvamento em Santa Maria. Um deles é uma ambulância, a segunda do quartel no município. O outro, uma caminhonete Fiat Strada.
Conforme o major Iremar Charopen, responsável pelas operações dos bombeiros em Santa Maria, os dois veículos vieram do Ministério do Trabalho e serão usados, principalmente, no atendimento a acidentes na região de Santa Maria.
“Há diversos acidentes de trânsito nas regiões de São Pedro do Sul, Júlio de Castilhos e Itaara. No ano passado foram 500. Os veículos vão qualificar o trabalho dos bombeiros dedicado à população”, disse.
Charopen ainda aponta que a ambulância é “quase avançada”, faltando apenas o cardioversor, equipamento utilizado para reavivar o paciente por meio de uma carga elétrica. Isso quer dizer que, quando os bombeiros em Santa Maria tiverem um médico, a viatura poderá atuar como Unidade de Tratamento Intensivo (UTI).
O veículo deve começar a funcionar nos próximos dias. Ele ainda precisa ser equipado (os equipamentos já estão disponíveis) e emplacado.
Além disso, Charopen aponta que há expectativa para chegada de mais uma ambulância. A ideia é que quando a nova começar a funcionar, a atual ser levada para o quartel do bairro Camobi ou para o do bairro Pinheiro Machado. A que será adquirida irá para o quartel que ainda não contar com a unidade.
Os dois veículos serão entregues oficialmente em uma solenidade na Praça João Menna Barreto, na Rua Cel. Niederauer, Centro, a partir das 17h. É o fim da Semana de Prevenção. Ainda, 15 servidores que atuam na região serão honrados com medalhas, além do reconhecimento da organização e população. A comunidade ainda poderá contar com serviços de saúde, como medição de glicose.