Foi definida a empresa responsável pela obra da Central de UTIs do Hospital Universitário de Santa Maria (Husm), que está parada há um ano. É a Instal, de Frederico Westphalen, que fará as obras por cerca de R$ 7 milhões. Com isso, os trabalhos devem ser retomados no próximo mês.
O gerente administrativo do Husm, João Batista Vasconcellos, estima que falte cerca de 70% para que as obras sejam concluídas. Quanto pronta, a Central de UTIs passará dos atuais 45 leitos para 82, beneficiando toda a Região Central do Estado. Hoje, pacientes ficam em leitos do Pronto Socorro, o que acaba diminuindo o espaço do hospital. O tratamento de UTI, no entanto, precisa ser especializado, com maior proporção de funcionários por paciente.
A obra está parada há cerca de um ano depois que a empresa responsável desistiu do contrato. Nos próximos dias, deve ser assinado o contrato de início dos trabalhos. Depois, o prazo de conclusão é de um ano – ou seja, a previsão é segundo semestre de 2017. A licitação para a compra de equipamentos deve ser aberta ainda este ano e, se necessário, será aberto concurso para funcionários.